Fotografia: AMÁCIO MAZZAROPI enfrenta a câmera pela 1ª vez em um teste para o filme “Sai da Frente”. Ao lado sorridente, o diretor Abílio P. de Almeida.
Referência para o Brasil e toda a América Latina, a Companhia Cinematográfica Vera Cruz, considerada a “Hollywood Brasileira”, foi um importante estúdio cinematográfico fundado em 4 de novembro de 1949 em São Bernardo do Campo/SP, fruto do empreendedorismo e da coragem de dois empresários paulistas, amantes da arte e patrocinadores da cultura brasileira: Franco Zampari e Francisco Matarazzo Sobrinho. Em um terreno pertencente à Matarazzo (até então uma granja), construíram um complexo de estúdios (dois deles os maiores da América Latina), com galpões de trabalho, oficinas, alojamentos e escritórios para alocar o maior projeto de cinema até então realizado no Brasil.
Para administrar os estúdios, contrataram profissionais de cinema vindos de todo o mundo, entre eles o brasileiro Alberto Cavalcanti (com carreira sólida e respeitada na Europa), o italiano Adolfo Celi (ator e diretor) e outros renomados técnicos e atores.
No período áureo de sua existência (entre 1950 e 1954), a Cia. Vera Cruz produziu dezenas de filmes, documentários, curtas e longas-metragens que circularam o mundo todo e que galgaram prêmios internacionais nos mais importantes festivais de cinema do mundo como Cannes e Veneza, além de revelar talentos como Amácio MAZZAROPI, Marisa Prado, Mário Sérgio e Eliane Lage, além de projetar nomes como Lima Barreto, Ruth de Souza e os já famosos Anselmo Duarte, Tônia Carreiro e Alberto Ruschel.
Filmes como “O Cangaceiro” e “Sinhá Moça” receberam prêmios importantes da crítica internacional e projetaram os estúdios e o Cinema Brasileiro em amplitude mundial. O Cangaceiro, por exemplo, faturou 50 milhões de dólares e foi distribuído em mais de 80 países.
FONTE: https://www.saobernardo.sp.gov.br/web/cultura/vera-cruz-a-hollywood-de-sao-bernardo-do-campo