O 2º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo é um festival de filmes brasileiros, competitivo e de abrangência nacional que será realizado em solo inspirador de forma presencial com inscrições online. Tem como principal objetivo dar espaço para os realizadores de curtas e longas-metragens exibirem os seus trabalhos mais relevantes em toda a sua diversidade, nos gêneros de ficção, documentário e animação captados em qualquer formato digital.

O festival foi concebido em memória aos inestimáveis legados da Cia. Cinematográfica Vera Cruz, considerada a “Hollywood Brasileira” no período áureo de 1949 à 1954. O festival será realizado de forma inédita em patrimônio tombado, nos antigos e lendários estúdios que sediou a Cinematográfica VERA CRUZ em São Bernardo do Campo/SP. A cidade é um importante município paulista que faz parte da região conhecida como “Grande ABC Paulista”, de população com mais de 810 mil habitantes e que faz divisa com a capital do Estado de São Paulo.

À época dos anos dourados dos estúdios Vera Cruz, São Bernardo do Campo foi intitulada como “planalto abençoado”, uma terra que acolheu artistas e técnicos excepcionais do cinema mundial com dezenas de obras cinematográficas produzidas e distribuídas de valor incalculável para a cultura brasileira, amplamente premiadas e prestigiadas nos principais festivais de cinema do mundo nos anos 50. Entre as produções vale destacar que a primeira obra produzida foi um curta-metragem documental, o premiado filme “Painel” de Lima Barreto. Muitos atores e atrizes foram revelados nesta TERRA SÃO BERNARDO, como o icônico ator MAZZAROPI e tantos outros artistas despontaram para o sucesso através dos filmes da Cia. Vera Cruz: Tônia Carrero, Ruth de Souza, Cleide Yáconis, Ilka Soares, Eliane Lage, Cacilda Becker, Inezita Barroso, entre outros.

O 2º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo tem por objetivo celebrar a história do cinema brasileiro, premiar e revelar artistas, obras e profissionais do cinema atual em terra de grande valor cultural e que guarda preciosas histórias do cinema nacional. Aliado a isso, o festival promove também a introdução de jovens, iniciantes ou estudantes através de categorias de premiação com minutagem especial, compartilhando desta atmosfera e experiência competitiva única de premiação ao cinema brasileiro.

Para mais informações nos acompanhe através do website e redes sociais do festival:
http://www.terrabernardo.com.br/festival
http://www.instagram.com/festivaldecinemadesaobernardo
http://www.youtube.com/@festivaldecinemadesaobernardo

A. REQUISITOS

A.1 Mostra Competitiva “TERRA DO CINEMA” (aos profissionais do cinema) serão aceitos filmes brasileiros de Curta-metragem e Longa-metragem nos gêneros de Ficção, Documentário e Animação – capturados em formato digital.
A.2 Os filmes devem ter sido finalizados a partir de 1º de  janeiro de 2022
A.3 Os filmes de longa-metragem devem ter no mínimo 70 minutos de duração.
A.4 Os filmes de curta-metragem devem ter no máximo 30 minutos (incluindo os créditos).

A.5 Mostra Competitiva “TERRA BERNARDO” (aos jovens, iniciantes ou estudantes) serão aceitos filmes brasileiros de curta-metragem nos gêneros de ficção, documentário e animação – finalizados também a partir de 1º de  janeiro de 2022 e ter no máximo 07 minutos de duração (incluindo os créditos).

B. DAS INSCRIÇÕES

B.1 As inscrições serão feitas online através da plataforma digital FilmFreeway – https://filmfreeway.com/festivaldecinemadesaobernardo
B.2 Todos os filmes inscritos serão isentos de taxa de inscrição no “2º Festival de Cinema de São Bernardo do Campo” em memória aos legados da Cinematográfica Vera Cruz.
B.3 O período de inscrições é de 17/09/2023 à 07/10/2024 podendo ser alterado conforme necessidades da organização.

B.4 ATENÇÃO aos filmes inscritos em CATEGORIAS DE PREMIAÇÃO
REGIONAL (CIDADES DO GRANDE ABC PAULISTA)” que compõem as 07 (sete) cidades:
São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra – DEVERÃO INCLUIR LOGO ABAIXO DA SINOPSE DO FILME na plataforma FilmFreeway, o NOME DA CIDADE e se faz parte de um dos seguintes critérios para que o filme possa concorrer nestas categorias:
1) Ter o Produtor Executivo, Diretor ou Roteirista natural da região;
2) Ser estudante ou ter formação em escolas de cinema da região;
3) Filme gravado em locações na região ou Roteiro que contenha na narrativa elementos que identifiquem uma das 07 cidades.

C. SELEÇÃO

C.1 A comissão julgadora estará atenta aos seguintes critérios de seleção:

a) Qualidade técnica e artística;
b) Contribuição para o fortalecimento da diversidade cultural;
c) Relevância do filme para o desenvolvimento da linguagem cinematográfica;
d) Criatividade e narrativa eloquente.

C.2 Cada categoria terá entre 03 e 06 indicados.
C.3 É recomendável aos filmes SELECIONADOS a disponibilização de recursos de audiodescrição e legenda descritiva seguindo parâmetros e orientações de acessibilidade.
C.4 Os filmes SELECIONADOS deverão informar a CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA.
C.6 Aos filmes SELECIONADOS serão solicitados: logline, sinopse comercial curta, cidade e estado de origem do filme, minutagem, ficha técnica com indicação dos “@” Instagram, fotos de divulgação em alta resolução e trailer se houver, para compor a programação do festival.

D. PREMIAÇÃO

D.1 Será premiado vencedor conforme a lista de premiações a seguir, podendo haver empate, de acordo com os votos dos jurados especializados. 
D.2 Caso alguma categoria não atinja o mínimo de 3 (três) indicações, não haverá premiação para esta categoria. 
D.3 Todos os vencedores receberão um troféu do Festival.
D.4 Se houver alguma Menção Honrosa designada pelo Júri Oficial, ao mesmo será entregue um Certificado Oficial.
D.5 O festival ocorrerá de forma presencial e gratuita entre os dias 24/11 à 30/11 de 2024 em patrimônio tombado, nos Estúdios e Pavilhões de São Bernardo, local que abrigou os lendários estúdios da Cia. Cinematográfica Vera Cruz em São Bernardo do Campo/SP.
D.6 As categorias de filmes e premiações estão divididas em 02 (duas) mostras competitivas: “TERRA DO CINEMA” (aos profissionais do cinema) com 8 categorias de filmes e 30 premiações e, “TERRA BERNARDO” (aos jovens, iniciantes ou estudantes) com 3 categorias de filmes e 3 premiações.
D.7 Poderão haver premiações extras, à critério da organização, como por exemplo:  “MELHOR FILME pelo JÚRI POPULAR” na categoria de LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO BRASILEIRO e o prêmio de “MELHOR FILME COM ACESSIBILIDADE” englobando todas as categorias de premiações da mostra “TERRA DO CINEMA”.

1 – LONGA-METRAGEM DE FICÇÃO BRASILEIRO:
   1.1  MELHOR FILME ;
   1.2  MELHOR ROTEIRO (originalidade e espírito de pesquisa);
  1.3  MELHOR DIREÇÃO;
   1.4  MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA;
   1.5  MELHOR DIREÇÃO DE ARTE;
   1.6  MELHOR ATOR;
   1.7  MELHOR ATOR COADJUVANTE;
   1.8  MELHOR ATRIZ;
   1.9  MELHOR ATRIZ COADJUVANTE;
   1.10  MELHOR EDIÇÃO/MONTAGEM;
   1.11  MELHOR DESENHO DE SOM;
   1.12  MELHOR FIGURINO;
   1.13  MELHOR CARACTERIZAÇÃO.
2 – LONGA-METRAGEM DE DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO:
     2.1  MELHOR FILME.
3 – LONGA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRASILEIRO:
     3.1  MELHOR FILME.

4 – CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO BRASILEIRO:
   4.1  MELHOR FILME;
   4.2  MELHOR ROTEIRO (originalidade e espírito de pesquisa);
  4.3  MELHOR DIREÇÃO;
   4.4  MELHOR DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA;
   4.5  MELHOR DIREÇÃO DE ARTE;
   4.6  MELHOR ATOR;
   4.7  MELHOR ATRIZ;
   4.8  MELHOR EDIÇÃO/MONTAGEM;
   4.9  MELHOR DESENHO DE SOM;
   4.10  MELHOR FIGURINO;
   4.11  MELHOR CARACTERIZAÇÃO.
5 – CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO REGIONAL (CIDADES DO GRANDE ABC PAULISTA):
      5.1  MELHOR FILME.
6 – CURTA-METRAGEM DE DOCUMENTÁRIO BRASILEIRO:
     6.1  MELHOR FILME.
7 – CURTA-METRAGEM DE DOCUMENTÁRIO REGIONAL (CIDADES DO GRANDE ABC PAULISTA):
     7.1  MELHOR FILME.
8 – CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRASILEIRO:
     8.1  MELHOR FILME.

1 – CURTA-METRAGEM DE FICÇÃO BRASILEIRO:
     1.1  MELHOR FILME DE ATÉ 7 MINUTOS.
2 – CURTA-METRAGEM DOCUMENTAL BRASILEIRO:
    2.1  MELHOR FILME DE ATÉ 7 MINUTOS.
3 – CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO BRASILEIRO:
    3.1  MELHOR FILME DE ATÉ 7 MINUTOS.

E. DIREITOS DE IMAGEM

E. 1 Em caso do filme ser de responsabilidade comercial de uma distribuidora, aconselha-se solicitar uma autorização prévia à inscrição no festival. Os filmes inscritos, portanto, serão considerados autorizados sua exibição durante o período que compreende o festival e, o responsável pela inscrição ou pelo filme, arcará com eventual cobrança de licenciamento decorrente do impedimento de sua exibição gratuita pela distribuidora.
E.2 Os selecionados autorizam o uso de seus nomes, imagens e textos sobre a obra, para veiculação em mídia impressa e eletrônica, em materiais institucionais, internet, televisão e rádio, exclusivamente para divulgação, sem fins lucrativos. 

F. DIREITOS AUTORAIS 

F.1 O selecionado assume total responsabilidade por todos os elementos ou qualquer tipo  de trabalho utilizado na produção do projeto inscrito, garantindo que as imagens, músicas, faixas e melodias não infrinjam nenhum direito autoral, relacionado ou de  propriedade de terceiros.

G. DISPOSIÇÕES FINAIS 

G.1 Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail:
curadoria@terrabernardo.com.br
G.2 O festival é idealizado e produzido pela Cia. Cinematográfica Terra Bernardo com o apoio cultural da Prefeitura da Cidade de São Bernardo do Campo/SP.